25 Documentários para você assistir sem sair de casa

Listamos os melhores longas-metragens para você manter o distanciamento social durante a pandemia de covid-19

Durante o prazo necessário para mantermos o distanciamento social e frearmos a pandemia do novo coronavírus, a Rocket listou abaixo 25 documentários sobre artistas e cenas musicais do rock e suas vertentes para você poder fazer a sua parte e ficar em casa conforme as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde. escolha o seu e embarque numa viagem cultural.

1 – Amy (2015)

Dirigido por Asif Kapadia o documentário mostra a vida e obra do primeiro mito musical a surgir nos anos 2000. Amy Winehouse dispensa apresentações mas poucos conhecem a fundo sua ascensão e queda.

2 – O Último Concerto de Rock (1978)

Dirigido pelo mestre da 7ª arte, Martin Scorcese, o filme mostra os bastidores do grupo que ficou conhecido como The Band. Com participações de Eric Clapton, Bob Dylan e Joni Mitchell e Ringo Starr entre outros, o filme mostra o último show depois de 16 anos juntos.

 

3 – Titãs:  A Vida Até Parece uma Festa – (2008)

 

Dirigido por um dos integrantes da banda, Branco Mello, A Vida Até Parece uma Festa contém imagens raras e intimistas dos Titãs, uma das maiores bandas de rock do Brasil. Imperdível e altamente recomendado para os fãs.

 

4 – Raul, o início, o fim e o meio (2011)

Documentário dirigido por Walter Carvalho, foi ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Filme de Documentário. Fundamental para quem quer entender melhor a figura do maluco beleza Raul Seixas.

 

5 – Rush – Além do Palco Iluminado (2010)

O filme mostra a contribuição dos canadenses do Rush ao rock ao longo de 40 anos, com cenas dos bastidores do grupo, entrevistas exclusivas e depoimentos de fãs famosos. Vencedor de um prêmio do Tribeca Film Festival.

 

6 – A Todo Volume (2008)

Mistura de documentário e musical, Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (White Stripes), três gerações diferentes, reúnem-se para discutir a guitarra elétrica e suas influências musicais.

 

7 – Some Kind of Monster  (2004)

O filme tem início em 2001, quando o Metallica preparava um novo álbum. Porém, no início das filmagens o baixista Jason Newsted deixa a banda, após 14 anos, deflagrando uma crise entre os integrantes. Um dos mais reveladores documentários já produzidos sobre uma banda. Fundamental para fãs e admiradores.

 

8 – The Punk Singer – (2013)

Registro sobre a ativista e ícone cultural Kathleen Hanna, que formou a banda punk Bikini Kill e foi pioneira do movimento “Riot Grrrl” durante a década de 1990.

 

 

9 – Pearl Jam Twenty (2011)

O cineasta e jornalista Cameron Crowe homenageia a banda Pearl Jam, no seu vigésimo aniversário, mostrando alguns dos momentos mais marcantes do grupo.

10 – Supersonic (2016)

Documentário britânico dirigido por Mat Whitecross, Asif Kapadia e James Gay-Rees, já premiados com um Oscar pelo filme Amy. Mostra uma vasta pesquisa de imagens de arquivos, através de uma análise aprofundada sobre a trajetória, a obra, a história do grupo britânico mais bem-sucedido dos anos 90.

11 – Barão Vermelho – Por que a gente é assim? (2017)

Com direção de Mini Kert, o filme acompanha a trajetória do grupo nascido em 1981, a partir do desejo dos amigos Guto Goffi e Maurício Barros de criarem uma banda de rock´n roll.

12 – Tropicália (2012)

Repleto de imagens até então inéditas no Brasil, o documentário mostra um olhar contemporâneo sobre  o movimento cultural que explodiu no Brasil na década de 1960. Mistura um valioso material de arquivo recuperado especialmente para a produção, com depoimentos dos principais ícones do movimento.

 

13 – Lemmy (2010)

Confira a intimidade e a vida nos palcos do ex-roadie de Jimi Hendrix, que fez história no rock com o Motorhead. O documentário mergulha na vida simples de Lemmy, seu passado, suas manias e a rotina do ícone do heavy metal.

 

14 – Anvil!: A História de Anvil (2008)

Aos 14 anos, Lips e Robb Reiner juraram tocar rock para sempre. Sua banda Anvil, influenciou uma nova geração do heavy metal e dividiu o palco com outros grandes nomes do rock, como Scorpions, Whitesnake e Bon Jovi, mas nunca alcançou o estrelato.

15 – The Song Remain the Same (1976)

Filme-concerto da única banda que se equiparou aos Beatles em termos de sucesso. A gravação ocorreu durante os dias 27, 28 e 29 de julho de 1973, no Madison Square Garden em Nova Iorque.

16 – Fabricando Tom Zé (2006)

Revela a arte única de Tom Zé que mistura estilos de canções tradicionais com mensagens políticas. Após cair na obscuridade nos anos 70, Zé se popularizou nos EUA nos anos 1990 depois que David Byrne, vocalista do Talking Heads, ajudou no relançamento da sua música.

17 – No Direction Home (2005)

 

Dirigido por Martin Scorcese e com duração de mais de 3 horas, foca em uma parte da trajetória musical de Bob Dylan, um dos maiores e mais influentes artistas do século 20. Um retrato bem completo da fase áurea do artista entre os anos de 1961 e 1966.

 

18 – Woodstock (1970)

Em 1969, quase 500.000 pessoas se reuniram em uma fazenda em Bethel, Nova York, para três dias de paz e música. Acompanhe o documentário que mostra o maior festival de música de todos os tempos, da montagem à limpeza, com imagens de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, Crosby, Stills and Nash e muitos outros ícones.

19 – Procurando Sugar Man (2012)

No final dos anos 1960, em um bar de Detroit, um artista é descoberto. Esquecido em seu país, ele se tornou uma lenda para o resto do mundo. Dois fãs sul-africanos exploram a extraordinária história do cantor Sixto Díaz Rodríguez. Retrato emocionante sobre a fama e a música. Ganhador do Prêmio BAFTA de Cinema de Melhor Documentário. Imperdível

20 – 1991: The Year Punk Broke (1992)

The Year Punk Broke, lançado nos cinemas em 1992, é um documentário dirigido por Dave Markey, apresentando a banda americana de rock alternativo Sonic Youth em turnê na Europa em 1991.

 

21 – Fim do Século – A História dos Ramones (2003)

O documentário mostra com imagens raras e depoimentos inéditos a história de uma das bandas mais influentes do mundo, The Ramones. Intrigas de bastidores e as várias fases da banda fazem desse filme um dos melhores filmes do gênero já feitos.

22 – Stop Making Sense  (1984)

O premiado diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983.

23 – Diante de Meus Olhos (2019)

Filme conta a história do trio capixaba Os Mamíferos em meio à Ditadura Militar. Dirigido por André Félix com o filme o grupo garante seu lugar na vanguarda cultural dos anos 70.

24 – Blur – No Distance Left to Run (2010)

documentário sobre a banda de rock britânica Blur, lançado após sua reunião e turnê em 2009. O  filme distrinha a rivalidade entre o Blur e a banda Oasis os dois principais expoentes do movimento que ficou conhecido como Britpop. Também inclui cenas e entrevistas inéditas.

25 – Dave Chappelle’s Block Party (2005)

O ator, escritor e comediante Dave Chappelle enche um ônibus com habitantes de Ohio, seu estado natal, e os leva para o Brooklyn, em Nova York, para um show com Kanye West, The Fugees, Big Daddy Kane e outros.

Promoções da Cidade