25º Festival de Cinema de Vitória inaugura a primeira Mostra Nacional de Cinema Ambiental

Em 2018 Cláudio Tovar será o artista homenageado no festival

Já falamos por aqui no site da Rádio Cidade sobre o 25º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 3 e 8 de setembro. O festival carrega uma grande bagagem de incentivo e disseminação do ramo audiovisual, e neste ano traz pela primeira vez a Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

Ao longo dos anos, o Festival tem investido na criação de novas mostras que abordam temáticas relevantes no recente contexto social como a luta racial, as questões de gênero e a diversidade sexual. A Mostra Nacional de Cinema Ambiental segue esse fluxo e exibirá na telona filmes que expressam a preocupação com a sustentabilidade ambiental, denunciam a exploração predatória dos recursos naturais, evidenciam o esgotamento do planeta ou apresentam saídas para o atual modelo de desenvolvimento econômico com exemplos de práticas que promovam a equidade socioambiental e manutenção do patrimônio natural.

E como de praxe, todos os anos do Festival de Cinema de Vitória homenageia um ícone do cenário audiovisual. Em 2018 será a vez do artista Cláudio Tovar, Aos 74 anos de idade e 28 anos de atuação na área artística, Tovar desenvolveu trabalhos no campo das artes plásticas, do teatro, do cinema, da dança e da televisão. Em seu currículo constam prêmios nacionais importantes, especialmente como cenógrafo e figurinista, e dezenas de outras obras como ator, diretor, produtor, autor e coreógrafo. Como parte da homenagem, ele receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado com uma reportagem e imagens sobre sua trajetória artística.

Também fazem parte da programação do Festival de Cinema de Vitória a Mostra Competitiva Nacional de Longas, a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, a Mostra Corsária, a Mostra Foco Capixaba, a Mostra Mulheres no Cinema, a Mostra Cinema e Negritude, a Mostra Quatro Estações, a Mostra de Filmes de Animação, o Festivalzinho de Cinema e a Mostra Nacional de Videoclipes.

Promoções da Cidade