Dia 11 de abril acontece a 1ª Edição do projeto Espírito Folk

Quatro artistas locais se unem para fazer uma releitura moderna e mais contemporânea de músicas tradicionais

Os cantores Anderson Ventura, Max Gasperazzo, Sandrera e Manfredo se uniram para provocar ideias através de canções e fazer uma releitura moderna e mais contemporânea de músicas tradicionais. Dividindo o mesmo palco, os quatro anunciaram a primeira edição do projeto Espírito Folk, que acontece dia 11 de abril às 20 horas no Teatro Vila Velha.

Os quatro artistas possuem uma trajetória importante na cena musical local, nacional e internacional. Com essa bagagem cheia de talentos e inspirações, eles iniciam o projeto com o objetivo de levar ao público músicas autorais e releituras em homenagem aos grandes nomes da música folk brasileira, ou melhor, seu rock rural. O projeto será mensal e nesta primeira edição o homenageado será o cantor e compositor  Zé Geraldo, um dos pais brasileiros do folk-rock, que completa 74 anos em 2018. O músico já é de casa, pois está sempre presente no Estado fazendo shows e apresentações de suas canções.

Que tal conhecer um pouco dos quatro “roqueiros rurais”?

 

Anderson Ventura é compositor, artista e fundador da banda Java Roots, que teve inicio em 1996 e finalizou os trabalhos em 2003. Durante esses sete anos de banda uma das composições “Na Puxada de Rede” de Anderson, que já foi conhecido como “Chocolate”, foi hit em todo o Brasil. Em 2006 lançou seu primeiro álbum solo, “Realize”, sucesso em vendas na época. Em 2008, residiu por 3 anos e meio na Europa, onde trabalhou em resorts e casas de shows tocando bossa nova e ritmos brasileiros.

“Para mim o Espírito Folk é, em um primeiro momento, o encontro entre 4 cantores e compositores que possuem a canção como fio condutor de seus trabalhos. Este encontro também é promovido pela identificação que todos possuem do gênero musical intitulado ‘Folk’, que em tradução literária significa ‘povo’”, disse Anderson em entrevista exclusiva para a Rádio Cidade.

 

 

 

 

Max Gasperazzo é cantor e compositor e iniciou sua trajetória musical participando de Festivais de Música no Espírito Santo. Tem canções gravadas por Zé Geraldo, Carlos Bona, Susi Brito, Trio Forrózão e Coral da Univali – Universidade Vale do Itajaí – SC. Em abril de 2018 começará sua turnê em Santa Catarina, juntamente com o cantor Zé Geraldo nas cidades catarinenses de Blumenau, Itajaí e Joinville.

Max lançou recentemente o clipe da música “Enquanto a Cidade Dorme”, gravado também em parceria com Zé Geraldo. A primeira edição do Espírito Folk não poderia ter outro homenageado não é mesmo! Max sempre acompanhou o movimento folk em São Paulo e teve a ideia de trazer o projeto para o Espírito Santo.

“Entrei em contato com o Sandrera. Nesse contato ele me disse que já havia tentado um movimento mas que por detalhes não havia dado certo. Resolvemos no encontrar para trocarmos ideias. Desse encontro surgiram os nomes do Anderson Ventura e do Manfredo.  Eles toparam de imediato e daí surgiu o Espírito Folk. (…)Eu espero que esse movimento dê muito certo e que, num futuro bem próximo, consigamos levar esse show pra mais pessoas no Espírito Santo e outros estados do país”, disse o grande parceiro de Zé Geraldo, Max Gesperazzo.

 

 

 

 

Sandrera é cantor e compositor, na estrada há 15 anos, com composições orgânicas, já circulou por Kulturtestivalen, na Noruega. Participou do Mix Art Festival e no espaço cultural Jean Papeau, na França. Foi premiado com seu CD ‘Rumo à Estação’ pela Lei Cultura e Arte de Vila Velha. Esteve como atração principal no Festival de Música de Pinheiros, na Mostra de Música SESC ES, Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, e recentemente no Festival Rock a Rock com Raimundos, no ES, entre tantos outros.

Com influências diversas na música brasileira, ele criou sua linha de trabalho autoral e acaba de lançar sua coletânea ‘’Prateleira’’, que intitula de coletânea de Cd´s inéditos, em que mistura canções que fez durante toda a sua trajetória. Sandrera se mostrou entusiasmado em participar do projeto, Isso vem fortalecer ainda mais o espaço folk no Estado. E também, a alegria de dividir o palco com outros artistas assim como Max Gasperazzo, Anderson ventura e Manfredo. Um projeto que se mostra em mais uma plataforma do artista independente poder estar  com seu trabalho”.

 

 

 

 

Manfredo é músico e esta há 15 anos na estrada.  Esteve à frente da Manfredines por dez anos, banda de rock nacional radicada no Espírito Santo e com quem compartilhou a emoção de estar no palco com grandes nomes da música brasileira, tais como Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Los Hermanos, O Rappa, Jorge Ben, Móveis Coloniais de Acaju e muito mais ao longo dos anos. Também fez parte de uma banda tributo a Los Hermanos e de um grupo que misturava música brasileira com ritmos caribenhos chamada Brascuba.

Como compositor, recentemente teve sua canção Diamante gravada no primeiro disco do ator e cantor Thiago Martins (RJ). Sweet River, seu primeiro single em carreira solo, surge com videoclipe lançado no Festival de Cinema de Vitória e exibido na 12ª Mostra Produção Independente – Aldeias da ABD Capixaba, estando também na Coletânea Volume #3 da Voadora Records. Está em produção do EP “Novas Versões de Canções Nunca Ouvidas Antes”.

“Pra mim foi uma alegria receber esse convite para integrar este quarteto de artistas tão singulares e geniais, cada um à seu modo, sua personalidade e o bacana pra mim é que o link entre nós é colado justamente nessas diferenças”, disse Manfredo em entrevista exclusiva para da 97,7.

 

 

 

 

Bom, com tantas informações sobre esses grandes músicos, já podemos deduzir que o Espírito Folk tem tudo para ser um sucesso. Nós da Rádio Cidade estaremos sempre de braços abertos para  projetos como esse, que ultrapassam fronteiras e quebram barreiras para mostrar e ensinar música da melhor qualidade.

Quer saber mais sobre o evento, então clique AQUI e confirme sua presença 🙂

 

Promoções da Cidade