ES exibe filmes da programação do Festival Varilux de Cinema Francês

Em 2018 serão 21 filmes, entre longas e curtas metragens

Acontece entre os dias 7 e 20 de junho, a nona edição do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento viabiliza e incentiva o acesso das mais novas produções francesa, caracterizada pela diversidade e originalidade. Ao todo serão 21 filmes, exibidos em 61 cidades em todo o Brasil.

Nesta edição do Festival Varilux de Cinema Francês, o Estado exibirá parte da programação em três locais diferentes. Um em Vila Velha, no cinema do Shopping Boulevard, e dois em Vitória, no Cine Jardins e no Centro Cultural Sesc Glória, porém os filmes que serão exibidos por aqui, não foram divulgados.

O evento, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival de cinema francês do mundo, levando 180 mil pessoas aos cinemas, ultrapassou o evento da Austrália, Alliance Française French Film Festival.

As aberturas oficiais acontecem em três Estados. Pela primeira vez na história do evento, acontece a pré-estreia em Salvador, no dia 4 de junho, no dia 6 de junho a abertura acontece em São Paulo, com a presença da delegação artística, formada por diretores e atores. E por fim, no dia 7 de junho, a abertura acontece no Rio de Janeiro.

Em 2018, além dos longas, serão exibidos uma seleção de sete curtas-metragens franceses. E pela segunda vez, uma Mostra de Realidade Virtual com curadoria do cineasta e especialista francês Fouazi Louahem, que também ministrará uma e Masterclass de Realidade Virtual.

Nas sedes das aberturas oficiais do evento, acontecerão debates, com os integrantes da delegação, ações e sessões educativas, laboratório franco-brasileiro de roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual).

Veja os filmes que serão exibidos por aqui:

O Amante Duplo (L’amant double), de François Ozon. Drama, 2017, 1h47, Clas: 18 anos

Com Marine Vacth, Jérémie Renier, Jacqueline Bisset .

Chloé, uma jovem frágil, se apaixona por seu psicoterapeuta. Alguns meses depois, eles vão morar juntos, mas ela descobre que seu amante lhe escondeu um outro lado de sua identidade.

Em cartaz:  7 de junho, às 18h20.

Carnívoras (Carnivores) de Jérémie Renier, Yannick Renier . Suspense, 2018, 1h38. Clas: 14 anos

Com Leïla Bekhti, Zita Hanrot, Hiam Abbass

Mona sempre sonhou em ser atriz. Ao sair do Conservatório, ambiciona um futuro brilhante pela frente, mas é Sam, sua irmã mais nova, que logo se torna uma atriz famosa. Sem recursos, Mona é obrigada a morar com Sam, que, fragilizada por uma filmagem difícil, propõe que Mona se torne sua assistente. Aos poucos, Sam vai negligenciando seus papéis de atriz, de esposa e de mãe e acaba se perdendo. Mona acredita que deve se apossar dos papéis que Sam abandona.

Em cartaz: 8 de junho, às 18h20.

A Raposa Má (Le grand méchant Renard et autres contes) de Benjamim Renner, Patrick Imbert . Animação, 2017,1h20.

Com as vozes de Céline Ronte, Boris Rehlinger, Guillaume Bouchède

Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo se enganam, lá há animais particularmente agitados, uma raposa que pensa ser uma galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer substituir o Papai Noel. Se quiserem tirar férias, mudem de caminho! César do Melhor Filme de Animação em 2018.

Em cartaz: 09, 16, 17, 23 e 24 de junho, às 14h30

Custódia (Jusqu’à la garde) de Xavier Legrand. Drama, 2019, 1h33. Clas: 14 anos

Com Denis Ménochet, Léa Drucker, Mathilde Auneveux

O casal Besson se divorcia. Para proteger o filho de um pai que ela acusa de violências, Miriam exige a guarda exclusiva. A juíza encarregada do caso decide pela guarda compartilhada, pois considera o pai desrespeitado. Refém entre seus pais, Julien vai fazer de tudo para impedir que o pior aconteça.

Em cartaz: 9 de junho, às 18h20

 

De Carona Para o Amor (Tout le monde debout) de Franck Dubosc.  Comédia, 2018, 1h47. Clas: 12 anos

Com Franck Dubosc, Alexandra Lamy, Elsa Zylberstein

Jocelyn, homem de negócios em pleno sucesso, é um paquerador e um mentiroso inveterado. Apesar de cansado de ser ele mesmo, ele acaba seduzindo uma jovem e linda mulher se fazendo passar por um deficiente. Até o dia em que ela apresenta a ele a irmã, que é deficiente.

Em cartaz: 10 de junho, às 18h20.

Promoções da Cidade