Manfredo lança single inspirado na campanha Setembro Amarelo

"O Vortice", que já está rolando na Rocket, chega oficialmente nesta sexta (18) em live com exposição do artista Dejair Paulo

Autor: Isar

Pula! Pula! Pula! A falta de empatia foi assunto no Espírito Santo, chocou grande parte da população e os dias que normalmente dão nó na região metropolitana ecoam sentimentos como espanto, incerteza, compaixão, ódio, descaso e, felizmente, também compreensão. Foi a partir desta última palavra que o novo single do músico e compositor Manfredo chegou ao mundo: “O Vórtice”, canção que será lançada dia 18 deste mês, sexta-feira, nas principais plataformas digitais e no YouTube.

A depressão – além de seus irmãos inibidores do ser humano – está entre os principais problemas do país atualmente. Para se ter ideia, no Brasil a doença atinge 5,8% da população – taxa acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É importante, dessa forma, falar sobre o assunto. E é o que Manfredo propõe por meio da arte neste Setembro Amarelo, mês e nome que marcam a campanha de prevenção ao suicídio. Ao se apoiar na compreensão, o compositor construiu letra e melodia que expressam alento, liberdade, reviravolta, empatia e, caso um novo ciclo seja necessário, compreensão mais uma vez.

“Liberte-se do vórtice que cega a sua alma. E aquele salve, aquele salto, que faz de uma ponte um ponto alto pra quem já caiu… E ninguém viu. Ninguém vê que existir, por si, já é vencer”, diz a letra.

É forte. E Manfredo reforça o sentido da canção ao explicar: “A gente precisa abordar mais este assunto, já que é a fronteira final que não deveríamos ultrapassar. Ser humano nenhum deveria sentir-se mal para chegar a esse ponto. E a música trata disso, vem trazer um alívio para quem, de repente, está se sentindo assim. Conhecemos muita gente que passa por isso, a gente mesmo passa por isso, e é difícil admitir”.

“O Vórtice” é o segundo single do compositor após liderar por 10 anos a Manfredines, banda que já dividiu o palco com Paralamas Do Sucesso, Los Hermanos e Móveis Coloniais De Acaju, bem como já se apresentou em festivais e casas de show como Festival De Alegre (ES), Teatro Odisseia (RJ), Audio Rebel (RJ) e Ilha Shows (ES). O primeiro single foi Sweet River, já nas plataformas digitais e que é um protesto contra o desastre ambiental de Mariana. O trabalho de agora, com “O Vórtice”, representa um processo de liberdade musical do próprio Manfredo, que se dedica a um novo caminho.

Sobre a empatia, a canção inicia e termina com um recado direto: “Às vezes tem alguém chorando. Por trás de um sorriso, seja gentil. Um simples bom dia pode salvar uma vida nobre. E, talvez, um dia o salva-vidas venha pra você”.

Arte Colaborativa e Live – Ponto marcante do novo lançamento de Manfredo é a parceria com o artista plástico Dejair Paulo. Os dois se conheceram em uma oficina musical ministrada por Manfredo, que recebeu de Dejair no mesmo dia um retrato pintado a partir dos movimentos do músico na palestra. O gesto imediatamente tocou Manfredo e despertou no compositor a possibilidade de criar a capa da canção “O Vórtice” inspirada em um ícone das artes plásticas: Van Gogh. “A obra de Van Gogh retrata todas as suas angústias com beleza e de maneira sublime”, observa o músico.

Dejair Paulo e Manfredo/ Foto: Ademir Ribeiro

A capa do single “O Vórtice” traz, assim, um autorretrato de Manfredo desenvolvido por Dejair, a partir dos traços do histórico trabalho de Van Gogh e do conceito visual do premiado longa-metragem “Com amor, Van Gogh”. Mais: Dejair Paulo desenvolveu outras quatro pinturas que representam o significado de “O Vórtice”. Todos os originais serão vendidos na internet, e o que for arrecadado será repassado a Dejair.

No dia do lançamento, aliás, Manfredo fará uma live para lançar “O Vórtice”, às 20 horas, em seu canal do Instagram – @eumanfredo. E o cenário contará com exposição do trabalho desenvolvido por Dejair Paulo.

Serviço: Manfredo lança single “O Vórtice”
– Quando: 18 de setembro, sexta-feira
– Onde: Plataformas digitais e YouTube
– Live: 18 de setembro, às 20 horas, no instagram @eumanfredo.

Promoções da Cidade